Offline
A cidade brasileira com 'pezinho' no Paraguai que atrai futuros médicos
Ponta Porã celebra 113 anos com crescimento impulsionado por estudantes de medicina que transformam a rotina local. Por Martim Andrada, TV Morena — Mato Grosso do Sul
Por Administrador
Publicado em 18/07/2025 23:28 • Atualizado 18/07/2025 23:31
Novidades

Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, vive uma transformação acelerada. Nos últimos anos, milhares de brasileiros de diferentes estados migraram para a região em busca do sonho de cursar medicina. Estima-se que mais de 20 mil pessoas, entre estudantes e familiares, tenham se estabelecido na cidade — e muitos decidiram ficar, segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE).

É o caso da família Nunes, que tem raízes no Nordeste brasileiro. Jesusmar Nunes chegou em 2021, vindo do Maranhão, para estudar medicina. Apesar da preocupação inicial com a mudança, ele se adaptou rapidamente. Em apenas dez dias, trouxe toda a família para viver na cidade.

 

“Quando a gente chegou aqui foi uma surpresa positiva exatamente por conta dessa sensação de segurança que a gente teve. Porque lá da onde viemos, a gente vive, sai de casa, não pode estar com o celular, não pode portar um bem de valor, tem que estar sempre tomando cuidado com o seu carro ou com sua moto, ou com qualquer coisa que você ande. E quando chegamos aqui a gene viu que podia sair na rua, atender seu celular e sabe que quando você chega vai encontrar suas coisas no lugar, conta Jesusmar.

 

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!